quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Coloridos


O termo banda colorida ou happy rock refere-se a um fenômeno da música pop brasileira que teve seu início no fim de 2000, especificamente com a banda Cine. O termo foi criado pela mídia e se tornou muito utilizado pela população, de forma a se referir a bandas na maioria do estilo teen pop que ganhavam destaque na música brasileira, com um grande fã clube adolescente.
O termo é justamente uma referência ao estilo que os rapazes das bandas usavam, um tanto incomum para a época, como calças skynni, blusas com decote em "V"  e sempre com um visual "colorido", dito em reação à onda do estereótipo dos fãs de emo, que era melancólica e sem "cor".
Depois da precursão do estilo colorido no Brasil pela Cine, várias bandas coloridas surgem no Brasil, como Replace e Izi, e outros artistas adotam o estilo, como a banda Hori e a cantora Jullie (vindos do seguimento pop). Em 2010, surgiu a banda Restart, que popularizou e consolidou de vez o estilo colorido no Brasil, apesar de criticado por muitos. 

Divisão e conflito

 

Restart foi uma banda que "dividiu águas" entre as bandas coloridas já existentes, visto que, numa linguagem informal, "queimou o filme" de todas as coloridas que já existiam, pelo fato de suas roupas "nada usuais", como a famosa aparição em Meus Prêmios Nick com as calças coloridas skinny de "oncinha" e por isso várias bandas abandonaram o estilo colorido, dentre elas banda Cine, Replace e Izi que passaram a usar menos roupas coloridas, além de não aceitarem o termo "happy rock", termo que teria sido cunhado pelos integrantes do Restart.
 
Críticas

Principalmente após o aparecimento de Restart, o movimento colorido começou a ser duramente criticado por inúmeros artistas, recebido como "som que não amadureceu" (pela banda Cine), "futuramente eles próprios sentirão vergonha de si mesmos" (por Dinho, Ouro Preto), "música inspirada nos Teletubbies" (por Tico Santa Cruz), além das comuns críticas da população geral, dentre muitas vezes chamados de homossexuais pelo seu estilo de vestir. As criticas negativas vem mais pelos Roqueiros e Metaleiros, que dizem que eles não são nenhum tipo de rock e pelos integrantes do Restart dizerem que são influenciados pelo Guns' N Roses.

Entrevista ao R7

"Quando despontaram na música como uma nova onda jovem, as bandas Cine e Hevo84 também trouxeram uma febre para o mundo da moda. As roupas coloridas que os garotos usam nos shows e clipes deram nome a um novo estilo – os coloridos - e tem muita gente que quer usar roupas como a desses garotos. Em uma entrevista eles ajudam a entender como usar esse visual.
O vocalista do Cine, Diego Silveira, o DH, não se faz de modesto.
- Eu fico feliz porque eu sei que sou um dos responsáveis por essa moda. Acho da hora ver que tem um monte de gente querendo roupas com o meu estilo.
Vestindo uma camisa xadrez laranja, um cinto com três cores e um relógio amarelo, ele fala que a banda sempre usou roupas assim, mesmo antes de eles ficarem famosos.
- A gente sempre achou que as bandas de rock tinham muito preto, mas nosso estilo é mais eletrônico. Acho que a cor combina com nosso som. Até a gravadora viu isso, nunca quiseram mudar o nosso visual porque já achavam que era legal.
Se você é fã dessas bandas e curte a moda dos coloridos, os músicos dão as dicas para você embarcar nessa. Renne Fernandes, o vocalista do Hevo84, diz que misturar peças diferentes é essencial.
- As vezes nem combina, mas eu acho legal. Ponho sempre uma camisa lisa, colorida. Um tênis da hora e pronto.
Sua nova obsessão, diz, são os paletós sociais, que ele usa de um jeito bem particular.
- Pra mim tem que ter sempre uma camiseta gola “V”, é o meu estilo. Mas aí comecei a usar paletó pra esconder as tatuagens quando eu ia na televisão. Daí agora decidi mostrar as tatuagens. Gosto de usar o paletó e deixo a manga arregaçada. É pra ficar diferente.
Onde comprar?
Apesar de incentivar os jovens que queiram aderir ao estilo, DH avisa que essa não é uma tarefa fácil.
- Quem quiser usar colorido e achar que pode ir no shopping e comprar coisa legal não vai conseguir, vai cansar. Eu nunca vejo coisa que eu gosto no shopping.
Onde então? O vocalista diz que frequenta algumas galerias do centro de São Paulo, especialmente na Rua Augusta. Além disso, compra muito na internet.
Já Renne prefere indicar locais que vendem tênis, uma paixão a parte.
- A gente é meio viciado nisso, investe uma boa grana.
Em geral, ele diz que prefere modelos com cano alto, alguns com cores fortes. Compra em lojas que aderem ao estilo urbano, de moda de rua e já foi atrás de locais especializados nesse tipo de calçado."



Fonte: 
 http://entretenimento.r7.com/moda-e-beleza/noticias/cine-e-hevo84-contam-como-vestir-o-estilo-dos-coloridos-20100422.html.
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/06/16/cine-replace-hevo-84-restart-uma-reacao-alegre-colorida-tristonha-onda-emo-916899803.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário