quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Otaku


Conceito: A palavra Otaku no começa apenas significava um tratamento respeitoso na segunda pessoa, após a utilização desse termo por um cronista chamado Akio Nakamori em seu livro M no Jidai, que referia-se a um protagonista assassino em série obcecado por animes e mangás pornográficos que recriava as histórias estuprando jovens garotas, baseado em fatos reais, causou um grande choque na população japonesa, que chegou a criar um tabu em volta do termo e passou a utilizá-lo de forma pejorativa para designar qualquer indivíduo que se torna obcecado demais em relação a um determinado assunto.
Com o tempo surgiram diferentes grupos de otakus, anime otaku, manga otaku, pasokon otaku (computadores), gēmu otaku (videogames), auto otaku (carros), gunji otaku (armas e coisas militares). O termo passou a ser usado no Japão para designar um fã obsessivo por um determinado assunto, que seja. Uma palavra de sentido próximo à otaku do nosso vocabulário seria maníaco ou fanático.
No ocidente a palavra é usada para agrupar os fãs de anime e mangá, uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Por esses motivos muitos dos fãs de animes e mangás preferem não ser chamados de otakus e outros não se importam e chamam a si mesmos de otaku com orgulho.

Em entrevista realizada com membros que se consideram parte dessa tribo, ocorreu a seguinte definição pronunciada por um deles:  " Otaku para mim é um termo perjorativo para quem era viciado em alguma coisa no japão e já no Brasil é usado para quem é viciado em cultura japonesa."
E quando questionados sobre a tribo ao qual fazem parte ainda complementam dizendo: " Essa história de tribo única já passou, agora cada um tem várias escolhas e ninguém acaba sendo apenas de uma."
Influências: "Metaleiros, roqueiros, pela internet, video game (RPG etc), quadrinhos e muitos outros."
Quando questionados sobre a posição da família em relação à sua escolha um deles declara que: "Não tive problemas com minha família, só no começo que meu pai dizia que eu deveria parar de ler mangás e ir arrumar um trabalho, que isso era coisa de gente vagabunda."
E o Preconceito? " Existe, pra quem já conhece é tranquilo, mais pra quem não conhece acabam por tirar conclusões erradas, dizendo que Animes são para crianças, que são infantis, mais nem sabem que existem Animes adultos e que nem todos são infantis."
Eventos que frequentam: " Nossaaaaa, quanto a isso tem várioss, como o Kodama, Espaço Otaku, Otacon, Animation, Onigiri e não sei se vocês conhecem um chamado Anime Friends que ocorre em São Paulo e é o maior evento japonês, e ocorre durante cinco dias."
Rixas entre tribos? " Ahh não! Isso não ocorre, pelo menos em relação a gente e os outros, temos contato com todas as tribos, seja metaleiro ou roqueiro, mais emos, ahh emos eu não aturo."
E a pergunta que todos querem saber em relação a opção sexual: "Isso vai de cada um, apenas deixemos claro que existe diferença entre os Otakus e os *yaois".
*É um gênero de publicação que tem o foco em relações homossexuais entre dois homens e tem geralmente como alvo o público feminino. O termo se Originou no Japão e inclui mangá, anime e novelas. No Japão esse gênero é chamado de " Boy's Love", ou simplesmente "BL".



3 comentários: