quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Metaleiros


Em suas melodias, as bandas do gênero Heavy Metal possuem grande riqueza em temas como protestos contra elementos repressores da sociedade, contra religiões opressoras, medos do lado obscuro da humanidade, contos, poemas, historia de civilizações, fuga da realidade e até mesmo uma pitada de psicodélica. Podemos encontrar também louvor aos “deuses do metal”, como forma de mostrar sua fidelidade ao estilo. Esse Gênero é destinado a um público marcado por roupas pretas e cabelos longos que surgiu juntamente com o movimento hippie nos anos de 1964 e 1970 que foi quando houve a contracultura onde bandas do gênero rock misturaram vários outros estilos, criando assim um estilo hibrido, onde sua musicalidade é toda centrada nos sons das guitarras, com solos, geralmente longos e com refrões muito marcantes. O que diferencia o heavy metal dos demais estilos são as guitarras distorcidas, utilização de muito pedal e a alternação na musica entre o pesado e o lento, enquanto nos demais estilos a guitarra somente acompanha a musicalidade e o contexto da melodia. 
É de extrema importancia mencionar que juntamente ao heavy metal, nasceu uma série de subgêneros, que são: black metal, death metal, doom metal, folk metal, grove metal, power metal, prog metal, speed metal, trash metal e gothic metal. E dentro do contexto do metal, surgiram os gêneros de fusão, representados por: alternative metal, grindcore, industrial metal, metalcore, neo classical metal, new metal, stoner metal e o symphonic metal.
Os gêneros de fusão não são reconhecidos pelos metaleiros como metal. Outro gênero ligado ao heavy metal são o heavy rock e o hard rock.



O Black Sabbath foi à primeira banda de Heavy metal da historia, embora alguns considerem Led Zeppelin e Deep Purple como os pais do estilo. Porém, o Black Sabbath foi à primeira banda a fazer um álbum completo cheio de riffs complexos, acordes pesados e solos longos. Sendo assim, junto ao Iron Maiden e Megadeth os precursores do estilo e quando este se popularizou em 1980, surgiu o então movimento "New Wave Of British Heavy Metal", com bandas como Iron Maiden, Saxon, Angel Witch, Raven, entre muitas outras.

 Fonte: http://freakbutterfly.wordpress.com/2008/06/10/a-origem-do-heavy-metal/

Em um questionário respondido por uma tribo de metaleiros, onde um deles se prontificou a nos responder em nome dos outros do grupo, houve um esclarecimento de algumas dúvidas geradas em cima dessa tribo pela sociedade.

Começamos perguntando a ele se sabia o significado de sua tribo e ele nos respondeu da seguinte forma: "Se formou do velho e bom rock ‘n roll em meados dos anos 60 para 70 e se tornou popular nos anos 80. Desde quando começou o rock houve uma difusão nos estilos (Metal,  Death Metal, gótico, etc.), criando vários estilos diferentes do mesmo gênero, que seria o rock tradicional (Elvis Presley)."
Comentando que ocorre uma grande diferença entre o Rock e o Metal: "O Metal é diferente do Rock tradicional por se tratar de batidas mais pesadas, brutais, rápidas e guitarras mais distorcidas, como exemplo as bandas: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, Judas Priest, dentre outras."
Como a tribo dele se juntou?  "Não nos sentimos parte de nenhuma tribo, nos sentimos deslocados da sociedade e acabamos buscando um modo de se encontrar dentro dela, adquirir uma identidade própria por meio da música que é a idéia original do Rock'n roll. Daí nos juntamos a pessoas que tem o mesmo ideal que o nosso e originamos as chamadas *tribos*, se é assim que vocês preferem chamar, de metaleiros."
Será que ocorre influências? "Sim ! Nossas influências vem da ideologia do rock, pois o modo do metaleiro chamar a atenção vem por meio de protesto criando uma confusão no meio em que vivemos. É daí, que sai o modo de se vestir, o modo de pensar e nossas reações.
Mais é claro que eu não posso deixar de citar a música, pois desde sempre o ser humano usa a música como modo de fugir da realidade ou de criticar algo/alguém. E com a gente não é diferente."
E a família como fica? "Como meu pai nunca esteve muito presente, tinha a minha mãe como responsável, e mesmo ela sendo muito ligada a igreja e com algum certo receio, ela nunca foi de querer mudar minha opinião em relação ao que eu ouço, o que eu faço e ao que eu penso."
Preconceito: "Bom, as pessoas tinham sim, pela idéia do nosso modo de se vestir e agir em público. Elas achavam que era coisa do demônio. Falavam pra gente ir pra igreja, procurar Deus. Até chegaram uma vez a perguntar se eu tinha alergia a crucifixo.
Meus amigos que não eram roqueiros, eles sempre perguntavam pra mim, como minha mãe sempre ía a igreja, porque eu não ía, porque eu não seguia o mesmo rumo dela, e eu respondia sempre que tenho os meus ideais e que não é qualquer um que vai mudá-los"
Quando questionado sobre os lugares que ele e sua tribo costumam frequentar e com que frequência costumam se encontrar, afirmou: "Antigamente no Gama tinha um galpãosinho e nele ocorriam shows frequentemente, como hoje não tem mais, aí a gente se encontra todos os sábados a noite no *gramado do gama shopping*. E também vamos a shows, por exemplo, o porão do Rock, que é um dos mais tradicionais aqui do DF, e vários outros, principalmente shows que rolam na praça do relógio em Taguatinga de graça.
Agora a frequencia com que nos encontramos, hum.. Todos os dias, e com o pessoal que não temos muito contato, uma vez por semana, principalmente no sábado"
E a sociedade como enchegar o grupo? "Acham que somos revoltados, rebeldes, que não temos nada pra fazer *ruaceiro*, tirando os endemoniados que eu já falei. Isso porque não conhecem a nossa ideologia, o porque que protestamos, essas coisas."
E para encerramento do questionário perguntamos o que eles acham das outras tribos: "Bom, por onde eu começo, comecemos falando das tribos de hoje em dia, de ideologias fracas e os posers. Não curtimos muito não, porque eles não trazem consigo as ideologias de antigamente, o que preocupa mais para eles é a *modinha*, eles seguem aquela tribo por eles acharem bonito. Ah tipo querer chamar a atenção. Queria mesmo saber é qual é a ideologia de um emo ou de um colorido verdadeira.
"Obs: Nada contra a pessoa se vestir de colorido, a menos que ela queira expressar alguma coisa com aquilo, um exemplo disso o Jimmy Hendrix e suas calças meio psicodélicas"
 
 
 

4 comentários:

  1. O metal morreu em PVH comos últimos bengers de verdade: Xandão, Pinga, Macarrão e o Maluco dos Dog Death. Depois deles é só farofa..

    ResponderExcluir
  2. o metal nao morreu em quanto estiver pessoas curtindo o som de verdade e apoiando ate as bandas daqui do brasil nao só de fora ele continuara vivo as ideologias de hoje pode nao ser como a de antes mas o metal sempre vivera

    ResponderExcluir
  3. o metal nao morreu em quanto estiver pessoas curtindo o som de verdade e apoiando ate as bandas daqui do brasil nao só de fora ele continuara vivo as ideologias de hoje pode nao ser como a de antes mas o metal sempre vivera

    ResponderExcluir